terça-feira, 23 de agosto de 2011

Artesanato com produtos típicos do Semiárido tem destaque no Espaço da Economia Solidária



Palhas de licuri, de bananeira ou milho, sementes, folhas desidratadas, tecidos, couro, entre outras matérias-primas são a base dos produtos artesanais que estão sendo expostos e comercializados no Espaço da Economia Solidária, área organizada pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) na Feira SemiáridoShow 2011.

Com abertura realizada na manhã do dia 22, a Feira contou no primeiro dia com uma média de 1.800 pessoas, as quais visitaram diversos espaços com o acompanhamento de técnicos/as da Emprapa ou do IRPAA. Dentre os locais visitados, a área dos estandes da Agricultura Familiar despertou a atenção do público que pode conferir a produção de grupos, associações e cooperativas que trabalham com diferentes produtos típicos do Semiárido, além de contemplar um grupo musical tocando o tradicional forró pé-de-serra.

A Associação Mulungu do Sol, vinda do município de Irecê/BA, está expondo caixas decoradas, porta-retratos, flores, bolsas, brincos e pulseiras produzidos a partir do fio do sisal, palha de licuri e de banana, sementes encontradas na caatinga, vagens, folhas desidratadas. O trabalho, hoje realizado por um grupo de dez associadas, teve início há quatro anos e, para a presidente da associação, Euraide de Oliveira, a entidade ainda está em fase estruturação. A renda gerada com a participação em feiras como o SemiáridoShow, segundo Euraide, tem sido investida nessa fase de consolidação do trabalho da Mulungu do Sol.

As feiras têm representado importantes possibilidades de geração de renda e articulação de negócios para as/os produtores/as familiares, é o que confirma uma das integrantes do “Grupo de Artesanato em palha de bananeira da área do Projeto de irrigação Maria Tereza”, Rivanete Humilde de Oliveira. Com sede no Km 22, em Petrolina, o grupo tem apenas seis meses que foi criado e esta já é a segunda feira que participa. “Já temos encomendas. A feira abre várias portas”, disse.

Outros produtos
Além do artesanato, o público poderá conhecer também derivados da cadeia produtiva vegetal, animal e apícola como alimentos originados do umbu, do maracujá da caatinga, coco, leite de cabra, mel e couro. Além disso, frutas e verduras produzidas em área de sequeiro, enfeites com plantas nativas e livros de receitas naturais também integram a diversidade de produtos expostos na Feira.

O SemiáridoShow 2011 acontece até o dia 25 de agosto no Escritório de Petrolina da Embrapa Transferência de Tecnologia, localizado na BR-122, Km 50 (BR-428, km 148). A feira é aberta ao público das 8h às 17h30, com entrada gratuita e é realizada pela Embrapa e IRPAA.

Contato:

IRPAA - (74) 3611-6481

Nenhum comentário:

Postar um comentário