segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Umbuzeiro do Conhecimento expõe práticas da educação contextualizada


A Educação Contextualizada é uma das políticas públicas mais importantes defendidas pelas organizações sociais para a Convivência com o Semiárido, a partir da valorização do meio ambiente e dos saberes locais. Algumas dessas experiências têm sido implantadas com êxito em municípios baianos como Curaçá, Uauá, Sento Sé, entre outros. A proposta também motivou a criação de curso de especialização na área, voltado para a qualificação de professores/as, oferecido pelo Departamento de Ciências Humanas (DCH), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

A pedagoga Edineusa Sousa, integrante da equipe do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), esclarece que, por muito tempo, a escola tradicional não priorizou nos currículos e diretrizes da educação as diversidades regionais e implantou modelos unificados para todo o país. “A proposta da educação contextualizada é construir um olhar a partir da nossa própria realidade local, sem menosprezar as experiências globais de educação”, explica.

O umbuzeiro, planta nativa da Caatinga, é o principal símbolo da resistência ao clima semiárido e tem sido uma fonte de renda para as comunidades rurais, devido à quantidade de produtos derivados do umbu. Durante o SemiáridoShow, os visitantes poderão conhecer o “Umbuzeiro do Conhecimento”, um ambiente destinado à aprendizagem de forma lúdica, compartilhando experiências como narração de histórias e vivência de educadores e articuladores sociais. “Serão apresentados livros paradidáticos, mecanismos de produção, brinquedos, uma variedade de produtos relacionados não só com a educação contextualizada, mas também com a economia solidária. Será um espaço de formação”, conclui a pedagoga.

Mais informações:
O SemiáridoShow 2011 acontece de 22 a 25 de Agosto no Escritório de Petrolina da Embrapa Transferência de Tecnologia, localizado na BR-122, Km 50 (BR-428, km 148). A feira estará aberta ao público das 8h às 17h30 e a entrada é gratuita. O evento é uma realização da Embrapa e do IRPAA.

Contato:
IRPAA - (74) 3611-6481

Nenhum comentário:

Postar um comentário