quinta-feira, 18 de agosto de 2011

SemiáridoShow expõe vitrine com inovações tecnológicas

Mapa de Pernambuco desenhado com plantas

A imagem do estado de Pernambuco desenhada com plantas de feijão de corda, milho, girassol, gergelim, arroz, mandioca e melancia, expõe a vitrine de inovações tecnológicas da Feira SemiáridoShow, que será realizada entre os dias 22 e 25 de agosto, em Petrolina (PE). Em sua quarta edição, o evento ganha os últimos detalhes para receber um público estimado em mais de 20 mil pessoas, entre agricultores e agricultoras, técnicos/as da extensão rural, estudantes, empresários/as do setor agrícola e autoridades vinculadas ao desenvolvimento rural.

A feira é ambientada em uma área de 20 hectares do Escritório de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia. Parte dela, 8 ha, está reservada para a instalação de estandes institucionais e salas onde serão realizados minicursos e palestras com temas relacionados a políticas públicas e tecnologias para a agricultura familiar.

No campo - Outros 8 ha estão reservados para a demonstração de campo de tecnologias desenvolvidas pela Embrapa, instituições estaduais de pesquisa e assistência técnica como o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Empresa Baiana de Pesquisa Agropecuária (EBDA) e Organizações Não Governamentais – a exemplo do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA),  que irá apresentar na área diversos elementos da Convivência com o Semiárido, os quais hoje fazem parte da realidade de inúmeras famílias sertanejas.

Ao todo, vão estar instaladas nesta área cerca de 100 tecnologias voltadas para a convivência com o Semiárido. Serão variedades de espécies alimentares, forrageiras e agroenergéticas, além de espaços destinados à apresentação de sistemas agroecológicos de produção leiteira, de criação caprina, ovina, de galinhas caipiras e técnicas de captação e armazenamento de água de chuva.

Experiências - Segundo o engenheiro agrônomo José Nilton Moreira, Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Semiárido e coordenador da feira, a realização em conjunto com o IRPAA trouxe para o evento vários assuntos relevantes da agenda dos produtores familiares e dos movimentos sociais da região: economia solidária, água e segurança alimentar, mercado diferenciado, recaatingamento e educação ambiental.

A feira também está organizada para favorecer o compartilhamento de experiências entre agricultores/as familiares e suas entidades representativas. Em três dos quatro dias do SemiáridoShow os realizadores da feira programaram o que chamam de Prosa Sertaneja, onde homens e mulheres que vivem do trabalho no campo conversam acerca de soluções para os problemas que enfrentam.

O SemiáridoShow 2011 é promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido) com a parceria do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA). A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário