segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Mercado Diferenciado: alternativa de renda para famílias agricultoras




A Feira SemiáridoShow 2011 não apresenta apenas tecnologias. Articulados pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), 34 grupos de cooperativas e associações de agricultores, vindos dos estados da Bahia, Pernambuco, Piauí e Ceará, vão compor o Espaço da Economia Solidária, onde irão expor produtos originados de cadeias produtivas agrícolas, animal, apícolas, além de artesanatos, e suas estratégias de comercialização em um mercado que não visa somente o lucro e propõe a Convivência com o Semiárido.

Segundo o técnico Tiago Costa, do Eixo Produção do IRPAA, estas organizações valorizam os recursos da fauna e flora da caatinga, integrados à cultura regional. Por isso recorrem a técnicas de processamento e habilidades artesanais que não descaracterizem os produtos nem afetem a sua qualidade.

A destinação de um espaço exclusivo na feira para a exposição desses 34 grupos de cooperativas e associações é um modo de impulsionar uma economia que se diferencia da convencional, e a experiência tem mostrado ser inovadora e viável para gerar renda e segurança alimentar em pequenas comunidades rurais, afirma Tiago.

O incentivo ao beneficiamento e comercialização dos produtos originados da Agricultura Familiar fazem parte da proposta do SemiáridoShow 2011.

Muitas destas cooperativas e associações, além de comercializarem seus produtos em locais como supermercados, feiras e exposições, hoje vendem também para Programas Institucionais do Governo, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

Mercado Diferenciado, Economia Solidária e Comércio Justo estão na lista de temas sobre os quais serão realizados debates durante a programação do SemiáridoShow 2011, contando com a participação do IRPAA, Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB Bahia) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).


Mais informações:
O SemiáridoShow 2011 acontece de 22 a 25 de Agosto no Escritório de Petrolina da Embrapa Transferência de Tecnologia, localizado na BR-122, Km 50 (BR-428, km 148). A feira estará aberta ao público das 8h às 17h30 e a entrada é gratuita. O evento é uma realização da Embrapa e do IRPAA.

Contatos:

Tiago Costa - (74) 8103-7024
IRPAA - (74) 3611-6481

Nenhum comentário:

Postar um comentário