SemiáridoShow


Tecnologias Agrícolas: Água e Produção de Alimentos na Agricultura Familiar

A Feira SemiáridoShow é o maior evento para a agricultura familiar do Nordeste.
Ambientada em uma área de 20 hectares do Escritório de Petrolina da Embrapa Transferência de Tecnologia, reúne importante acervo tecnológico e experiências produtivas de instituições públicas de pesquisa, ensino e desenvolvimento, e de organizações não governamentais.
Todas elas, juntas, empenhadas em fortalecer o mais expressivo segmento agrícola e social da região. O objetivo é apresentar alternativas de produção que geram renda, preservam o meio ambiente e promovem a convivência com o Semiárido.
A agricultura familiar é quem mais produz alimentos no Brasil e especialmente nas áreas dependentes de chuva do Nordeste.
Promover o seu desenvolvimento sustentável não tem implicações apenas na elevação do potencial econômico da região. As inovações tecnológicas que aumentam as colheitas de feijão, de milho, ampliam a oferta de forragens para os rebanhos, armazenam as águas das chuvas e propiciam uma vida digna a milhares de famílias.
A Feira, na quarta edição, com sua estrutura de mini-cursos, vitrines, demonstrações de campo, seminários, palestras e caravanas de agricultores, evidencia que a superação dos níveis insatisfatórios de desenvolvimento humano requer investimentos em tecnologias e na afirmação de iniciativas que valorizam os recursos naturais e socioeconômicos da região.
Tudo pela convivência com o Semiárido. Este é o compromisso assumido pela Embrapa e Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada.

 
Histórico
Na sua quarta edição neste ano de 2011, a Feira SemiáridoShow mantém o forte apelo na mobilização dos agricultores e na exposição de tecnologias de grande impacto na agropecuária das áreas secas do Nordeste.
Em 2006 e 2007, primeiro e segundo ano de realização do evento sob a marca Agrishow Semiárido, a feira teve a coordenação da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).
A partir de 2009, a Embrapa assumiu a organização do evento. Alterou, então, a denominação para SemiáridoShow, e, numa cooperação com organismos dos governos federal e dos estados de Pernambuco e da Bahia, entidades da sociedade civil e bancos de fomento, mudou a sua periodicidade para bienal.
Mantida a mesma estrutura de demonstrações de campo, promoção de capacitações, lançamento de produtos e oferta de serviços, a apresentação de tecnologias e a exposição de experiências institucionais ajudaram a dinamizar o espaço da feira e atrair um público crescente de agricultores, técnicos da extensão rural, empreendedores privados, estudantes e gestores de políticas públicas.
Em 2009, com o apoio operacional do Instituto Agrotecnologia, a feira reuniu prefeitos e secretários de Agricultura e de Meio Ambiente no seminário “Bases tecnológicas para uma gestão municipal de convivência com o semiárido”. Ao dar ênfase a este tema, a Embrapa pôs em evidencia a definição de políticas públicas no âmbito dos municípios para apoiar a disseminação pelas propriedades rurais das tecnologias expostas na feira.
Neste ano de 2011, a Embrapa realiza a feira em conjunto com o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA, uma entidade sem fins lucrativos que há 20 anos desenvolve trabalhos voltados para a consolidação de políticas públicas direcionadas à Convivência com o Semiárido.
Para esta quarta edição da SemiáridoShow, que tem como tema Tecnologias Agrícolas: Água e alimento na agricultura familiar, a Embrapa, o IRPAA, as empresas estaduais de pesquisa e extensão rural de Pernambuco (IPA) e Bahia (EBDA), instituições do governo federal, e entidades da sociedade civil destacam a segurança alimentar e sustentabilidade da agricultura nas áreas dependentes de chuva.