quarta-feira, 17 de agosto de 2011

SemiáridoShow: oportunidade de capacitação e negócios para a agricultura familiar

Vista aérea do espaço de realização da feira

De 22 a 25 de agosto, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) realizam o maior evento para a agricultura familiar no Nordeste: o SemiáridoShow 2011. Nesta quarta edição, a feira acrescenta à sua dinâmica de fazer ampla divulgação de tecnologias inovadoras para a agropecuária regional, a promoção de uma agenda integrada às iniciativas de erradicação da pobreza e da convivência com o ambiente quente e seco da região.

Com o tema “Água e Produção de Alimentos na Agricultura Familiar”, o SemiáridoShow 2011 vai reunir 14 Unidades da Embrapa, seis ministérios (Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social, Integração Nacional, Relações Exteriores e Trabalho e Emprego) e órgãos dos governos da Bahia e de Pernambuco.

O apoio público à realização se estende a instituições como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e bancos de fomento, a exemplo do Banco do Nordeste, do Brasil e da Caixa Econômica Federal. É também uma oportunidade para realização de negócios, pela participação de expositores representantes de setores de máquinas, implementos e insumos agrícolas.

A participação do IRPAA, como entidade co-realizadora do evento, põe em evidência a farta experiência das Organizações Não Governamentais na construção de alternativas sustentáveis de Convivência com o Semiárido brasileiro. Esta entidade sem fins lucrativos há 20 anos contribui com um rico diálogo entre agricultores, segmentos sociais e técnicos/as, e os governos de municípios, estados e da União, que tem ajudado a consolidar políticas públicas de melhoria da qualidade de vida e geração de renda.

Segundo o pesquisador Natoniel Franklin de Melo, Chefe Geral da Embrapa Semiárido, esta espécie de fórmula, que reúne órgãos públicos, iniciativa privada e entidades representativas da sociedade civil, garante não apenas o sucesso de público, mas uma boa infraestrutura na feira. Os debates, tecnologias inovadoras e troca de experiências repercutem com conseqüências para além dos dias em que ocorre o evento.

Segundo Reginaldo Paes, Gerente Regional do Escritório de Petrolina da Embrapa Transferência de Tecnologia, o SemiáridoShow serve como referência nas discussões que a empresa realiza acerca da sua nova política para a transferência de tecnologia, sendo uma oportunidade para apresentar um portifólio de tecnologias que podem contribuir com o desenvolvimento da economia solidária nacional e de países em desenvolvimento, bem como no apoio ao programa Brasil sem Miséria, recém lançado pelo governo federal.
Por sua vez, o Coordenador Geral do IRPAA, Ademilson da Rocha (Tiziu), afirma que a feira já está no calendário da agricultura familiar e que a dimensão e a exposição de experiências concretas desconstroem uma visão excludente e bem arraigada em certos segmentos da sociedade de que a região semiárida é atrasada e que o seu desenvolvimento está associado exclusivamente aos grandes empreendimentos agrícolas.

Para Tiziu, a agricultura familiar autossuficiente e promotora de desenvolvimento, a partir do uso das tecnologias já existentes de Convivência com o Semiárido, é algo que já faz parte da realidade de muitas famílias da região.

De acordo com os organizadores do evento, um dos objetivos do SemiáridoShow 2011 é levar aos produtores tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e outras instituições de pesquisa e desenvolvimento para toda a cadeia produtiva da agricultura familiar, ajudando no uso mais eficiente e inovador dos recursos locais, mesmo na época da estiagem.  

O SemiáridoShow 2011 acontece de 22 a 25 de Agosto no Escritório de Petrolina da Embrapa Transferência de Tecnologia, localizado na BR-122, Km 50 (BR-428, km 148). A feira estará aberta ao público das 8h às 17h30 e a entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário